Você já deve ter se perguntado: “Por que preciso de um site se não vendo pela internet?

Esse é o primeiro ponto que deve ser esclarecido. Possuir um site é a presença digital mínima para qualquer negócio de sucesso.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, um site não serve apenas para vender produtos ou serviços pela internet. Através dele, você estabelece um canal de comunicação direta com seu público, independente de qual seja sua área de atuação.

A in Você já imaginou sua empresa fazendo negócios com pessoas de diversas localidades do mundo inteiro? Um site lhe proporciona exatamente esta oportunidade, pois além de ser o cartão de visitas online da sua empresa, o site é um dos primeiros canais de pesquisa sobre produtos e serviços que o seu cliente buscará antes de efetuar uma compra. Por isso é importante que ele seja bonito, funcional e informativo. Essas são algumas das características que farão sua empresa se destacar no mercado.

Desta forma, marcar presença no mundo digital é fundamental para aumentar a visibilidade e as vendas de qualquer negócio. Confira algumas das vantagens que sua empresa pode obter ao possuir um site:

I – Divulgação e Exposição

Uma das principais vantagens de possuir um site é a facilidade de exposição da empresa, em qualquer lugar e para diversos públicos, sem a necessidade de estar presente em um local específico. Além disso, vale destacar que um site passa maior segurança ao cliente, que pode consultar as informações da instituição quando necessitar de seus produtos ou serviços. Por isso, é extremamente importante que seu site esteja sempre atualizado! Um site com boa apresentação e divulgação de produtos/serviços oferecidos pela sua empresa, fará com que futuros clientes conheçam o que você tem a oferecer e também auxiliará os seus clientes atuais a se manterem sempre atualizados.

II – Relacionamento com o Cliente

Outra grande vantagem de sua empresa possuir um site é que, com ele, você poderá manter um relacionamento próximo com seus clientes atuais e futuros. Para isso, a forma mais eficaz é utilizar o seu site como plataforma de conteúdo. Um site com conteúdo relevante, que eduque e esclareça as dúvidas do seu público-alvo, resulta em credibilidade e referência para o seu negócio, transmitindo a segurança de que as pessoas podem confiar na sua marca, além de gerar oportunidades de engajamento, captar novos clientes, fidelizar os antigos e fazer com que o consumidor goste de seus produtos.

III – Confiança na Empresa

Criar um site possibilita que sua empresa tenha maior credibilidade perante o seu público-alvo, garantindo que os clientes notem o seu esforço em possuir um relacionamento de proximidade com seu cliente em qualquer meio. Isto proporcionará inúmeras vantagens que ajudarão a instituição a lembrar de o porquê ter um site. Uma empresa que dispõe de um site, passa uma imagem muito mais séria e profissional para os consumidores do que aquela que não possui, uma vez que a página na web apresenta informações relevantes a esses clientes, que consequentemente, exaltam a reputação positiva da empresa para seus compradores. A relação de confiança entre a empresa e o cliente pode ser estabelecida de diversas formas, seja através da importância que a empresa atribui aos clientes, ou até mesmo, pelos conteúdos informados em sua página oficial.

IV – Aumento de Vendas

Se até aqui, você não se convenceu do “por que ter um site?”, a hora é essa.

A partir do momento em que uma empresa possui um site bem estruturado, seguro, com um bom visual, funcional e atualizado com informações sobre seus produtos/serviços, o público passa a perceber que o conteúdo apresentado pela empresa é relevante e interessante, momento em que a credibilidade tende a subir, e como principal resultado a instituição passa a obter o tão sonhado crescimento nas vendas.

Quando você realiza um negócio, busca saber mais sobre a pessoa/fornecedor com quem está negociando, não é mesmo? Seu cliente também é assim…portanto, quanto mais informações você dispor ao seu cliente, mais facilmente ele irá se identificar com a sua marca e seus negócios irão expandir.

V – Mantém o controle do negócio nas suas mãos

Por fim, se você ainda não se convenceu de que precisa de um site, considere a pergunta “possuo controle sobre meu negócio?”.

Se você respondeu que sim, e tem sua marca divulgada apenas em plataformas sociais e outros meios de comunicação, está enganado. Sabe por quê? Um site é o único lugar na internet que você pode chamar de seu. É o único meio onde você controla como as coisas acontecem, desde o conteúdo apresentado, até a forma com que seu cliente chega nele.

As redes sociais contam com dados chamados algoritmos, que podem mudar a qualquer tempo (como ocorreu com o Facebook em 2018 e o alcance de publicidade passou a ser pago) e também correm o risco de serem extintas e sumirem com todo o trabalho que você depositou ali (como foi  o caso do Orkut em 2012).

Ou seja, não dá pra confiar somente nas redes sociais para atrair clientes para os seus negócios. Elas são muito importantes, inclusive para direcionar seus clientes para o seu site, mas reter sua publicidade somente a elas é o mesmo que ficar sentado esperando que os clientes descubram que sua marca existe, num passe de mágica.

Conclusão

Agora, você já compreendeu que um site é equivalente ao cartão de visitas da sua empresa na internet e que é o principal meio de identificação do cliente com a sua marca. Ele será o canal seguro pelo qual você transmitirá toda a credibilidade necessária para sua base de clientes, expandir seu negócio e principalmente manter uma boa relação com seus clientes.

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